Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Volkswagen é multada em R$ 7,2 milhões por alteração em resultado de emissão de poluentes

Segundo especialista, consumidores que se sentirem lesados devem procurar a justiça

Revista Brasil

No AR em 06/02/2019 - 10:46

A Volkswagen do Brasil foi multada em R$ 7,2 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon).  A empresa teria utilizado um software que alterava os resultados sobre a emissão de poluentes dos veículos Amarok, ano-modelo 2011 e 2012 (parcialmente), a diesel. Segundo os órgãos de defesa, o consumidor foi prejudicado já que não tinha como saber sobre a adulteração. O Revista Brasil conversou com o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC), Geraldo Tardin.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Geraldo disse que os consumidores que se sentirem lesados podem procurar a justiça.

 

“O consumidor precisa fazer uma ação individual, pode pleitear a substituição do veículo ou uma indenização no valor do veículo corrigida e ainda danos morais”, explica.

 

Tardin ressalta ainda que a multa não é para o consumidor que comprou o carro. Ela vai pro Fundo Nacional de Direito do Consumidor.

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 06/02/2019 - 10:57

Mais do programa