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Dia do consumidor chama atenção para deficiências do setor

Segundo professor, o Brasil já teve muitos avanços, principalmente na área tecnológica, mas ainda é preciso melhorar o 'elemento humano'

Revista Brasil

No AR em 15/03/2019 - 10:15

Hoje (15) é o Dia Mundial do Consumidor. Mas, pelo menos no Brasil, ainda é preciso avançar muito para fazer valer os direitos do consumidor. Ainda existem muitas reclamações em diversos setores como comércio, telefonia, planos de saúde e etc. Para falar sobre a data e sobre as questões ligadas ao consumo, o Revista Brasil entrevistou o Professor da ESPM e especialista da consultoria Mais Cliente, Paulo César Silva.

Para Paulo, os brasileiros têm o que comemorar, já que o Código de Defesa do Consumidor é considerado uma das leis mais avançadas do mundo na defesa do consumidor. Por outro lado, na questão das empresas, ainda é preciso avançar. “As empresas ainda têm uma mentalidade muito voltada para a defesa dela mesma, e aí, quem sai prejudicado muitas vezes é o próprio consumidor”, afirma.

Ainda segundo Paulo, há atualmente uma tendência para o autosserviço, onde o próprio consumidor resolve seu problema, ou pelo computador, celular e até totens de atendimento. “O problema é que quando isso não funciona, nós precisamos contar com o elemento humano, e aí talvez seja o grande ponto mais fraco da relação com as empresas”, explica. 

Ouça a entrevista:


 

 

Criado em 15/03/2019 - 10:59

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