Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Supremo veta desaposentação e valor de aposentadorias poderá ser reduzido

Em entrevista à Radio Nacional, ex-presidente do INSS explica que decisão ainda não é definitiva

Revista Brasil

No AR em 07/03/2019 - 11:10

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal vetou a desaposentação. Agora, o INSS vem tentando fazer com que as pessoas devolvam os valores recebidos em função das liminares ou decisões concedidas, e também está voltando a pagar os benefícios no valor original antes da decisão judicial que reconheceu a desaposentação. Para explicar o assunto, o Revista Brasil entrevistou o ex-presidente do INSS e advogado previdenciário, Mauro Hauschild.

Segundo Mauro, ainda existe um embargo de declaração pendente de julgamento no âmbito do Supremo, que faz a discussão a respeito da obrigatoriedade ou da necessidade da devolução dos valores. “Mas o INSS, entendendo que a decisão lhe foi favorável, já vem adotando as medidas administrativas e judiciais, no sentido não só de pedir a devolução dos valores de quem já recebeu, mas também de determinar que o benefício retorne àquele valor originário, anterior, à concessão da decisão que reconheceu o direito a desaposentação àqueles milhares de segurados que tiveram sucesso nas ações até a decisão do Supremo”, explicou.  

Ouça a entrevista:

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 07/03/2019 - 11:16

Mais do programa