Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Canos e galerias do Rio de Janeiro precisam ser revitalizados

Segundo especialista, as infraestruturas estão deterioradas e não cumprem seu papel

Revista Brasil

No AR em 11/04/2019 - 14:02

No começo desta semana, um temporal assustou os moradores do Rio de Janeiro. Foram 10 mortos após a maior quantidade de chuva em 22 anos. O prefeito da cidade, Marcelo Crivella, decretou estado de calamidade pública. O Revista Brasil conversa com o professor de hidrografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Paulo Canedo sobre a estrutura da cidade para enfrentar enchentes.

Ouça no player abaixo:


De acordo com o professor, o Rio de Janeiro precisa ter um plano de ação para controlar suas enchentes, que pode ser dividido em duas famílias.

 

“Primeiro alguns projetos que olhem para a cidade como um todo e percebam quais as suas principais fragilidades ainda não controladas. O segundo aspecto seria debruçar sobre o processo de conservação da infraestrutura de combate às cheias que já está instalada na cidade”, explicou.

 

Ele afirmou que a drenagem da cidade não é revisitada na periodicidade adequada.

Segundo Paulo, tanto no Rio como em outras cidades brasileiras, existem muitos canos ou galerias de concreto que estão deteriorados e que, por isso, não têm mais capacidade de levar as águas para seu destino.  

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 11/04/2019 - 14:12

Mais do programa