Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doações para Museu Nacional não chegam a 0,75% do valor doado para Notre-Dame

De acordo com professor, brasileiros não dão a mesma importância ao seu patrimônio histórico

Revista Brasil

No AR em 17/04/2019 - 11:33

Menos de uma semana após o incêndio que destruiu parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, as doações para reconstrução do templo já ultrapassam 600 milhões de euros - o equivalente a mais de R$ 2 bilhões. De outro lado, no Brasil, sete meses depois de um outro incêndio - o que atingiu o Museu Nacional -, as doações chegam a apenas R$ 15 mil. Mas por que tamanha disparidade? Para tentar entender a discrepância, o Revista Brasil entrevistou o cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Maurício Fronzaglia.

De acordo com Maurício, a leitura mais clara que se pode fazer da questão é a falta de importância que os brasileiros dão ao seu patrimônio histórico: “(A disparidade) reflete essa grande diferença de valores, uma diferença cultural entre o valor que se dá ao patrimônio histórico em um país e em outro. Então aqui, não é só no Museu Nacional, que teve essa tragédia. Se a gente visitar vários dos museus brasileiros, a gente percebe qual é o estado de conservação em que eles estão, que geralmente é bem ruim”, completa.

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Assista o programa na íntegra pelo Youtube

Criado em 17/04/2019 - 11:49

Mais do programa