Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Patinetes elétricos viram febre, mas causam preocupação

Ainda não há regras para uso, e segundo especialista, é preciso que sejam feitas com urgência para evitar acidentes

Revista Brasil

No AR em 08/05/2019 - 12:14

Os patinetes elétricos estão tomando conta das ruas brasileiras e, junto com eles, vêm diversas questões e preocupações, entre elas como disciplinar o uso da nova ferramenta de mobilidade. Em Brasília (DF), o Detran publicou uma cartilha com orientações para quem utiliza esse meio de transporte. Mas nem todas as cidades do Brasil tiveram essa preocupação e praticamente nenhuma tem regulamentação nesse sentido. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o especialista em trânsito e ex-diretor da Secretaria de Trânsito de Curitiba Celso Mariano.

Ouça no player abaixo:


De acordo com Celso, o mundo ideal seria que antes de comercializar a nova ferramenta já existisse uma regra definida para o uso, mas, para ele, o mundo dos empreendimentos não funciona no mesmo ritmo do que o da criação das leis.

 

“O que está acontecendo hoje com o patinete elétrico, é muito parecido com o que aconteceu com o Uber, com a chegada de uma modalidade muito inovadora, embora que não trouxe um equipamento novo”, completou.

 

Contudo, o especialista em trânsito alerta que é necessário e urgente que as regras sejam feitas para evitar acidentes.

 

“O que temos hoje é uma resolução lá de 2013, a 465, que equipara ciclos elétricos a ciclomotor, e estabelece algumas pouquíssimas regras, e essa é a única referência que tem”, ressaltou.    

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 08/05/2019 - 12:19

Mais do programa