Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Surto de febre maculosa preocupa moradores de Minas Gerais

Infectologista explica que a doença infecciosa é transmitida pelo carrapato estrela e se não for tratada pode matar

Revista Brasil

No AR em 04/06/2019 - 14:29

Uma nova epidemia de febre maculosa assusta os moradores de Belo Horizonte. Duas pessoas já morreram na região de Contagem.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o médico infectologista e pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) André Siqueira explica que a doença é infecciosa, vem da bactéria Rickettsia e é transmitida pelo carrapato.

 

“E é uma infecção que pode evoluir com gravidade, né? Com sintomas hemorrágicos, sintomas neurológicos, como encefalite, que é isso que preocupa a gente”, explicou.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Ainda de acordo com o médico, para se proteger, é importante usar roupas compridas, calçados reforçados e passar repelente ao se visitar locais que tenham bichos e/ou carrapatos.

Caso entre em contato com o carrapato, é necessário identificar que ocorreu, tirá-lo, mergulhar em álcool e limpar a área afetada com antisséptico.      

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 04/06/2019 - 14:32

Mais do programa