Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Balé de jubartes viraliza nas redes sociais

Vídeos de baleias e golfinhos chamam atenção para desafio da preservação dos mamíferos marinhos na costa brasileira

Revista Brasil

No AR em 18/07/2019 - 10:30

Dois vídeos recentes viralizaram, chamando atenção para a beleza da biodiversidade na costa brasileira. No primeiro, uma baleia jubarte, enorme, surpreendia uma jovem num caiaque na Barra da Tijuca, a menos de 100 metros da orla carioca. No segundo, outra jubarte era acompanhada por um grupo de golfinhos, em imagens de um balé aquático registradas pelo Maqua/Uerj, Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores do Departamento de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

O Revista Brasil conversou com Carolina Dias, pesquisadora do Maqua, sobre as jubartes.

Ouça no player abaixo:

 

Carolina explicou que o aumento da espécie é normal. As jubartes passam por todo litoral e a principal área de reprodução é Abrolhos, na Bahia.

Quanto à aproximação, ela falou que há risco tanto para as baleias como para os humanos.

 

"É importante as pessoas se protegerem de eventuais saltos e batidas de peitoral. E outra coisa, para o bem-estar animal: não seguir as baleias", disse, acrescentando que a distância ideal é de pelo menos 200 metros.

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

 

Criado em 19/07/2019 - 15:46

Mais do programa