Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Copom anuncia redução dos juros para menor taxa desde o real

Especialista explica como a redução influencia na vida dos empresários e consumidores

Revista Brasil

No AR em 01/08/2019 - 11:20

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta quarta-feira (01) o corte da taxa básica de juros, de 6,5% ao ano para 6%. Mas o que isso significa? Como pode ajudar os consumidores brasileiros? Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o economista, cientista político e professor de educação financeira Newton Marques.

Ouça no player abaixo:


De acordo com o professor, a redução da taxa básica sinaliza aos agentes econômicos – empresários, que a atividade econômica tende a se recuperar.

 

“Então os empresários tendem a justamente ter que poder investir, os consumidores podem se endividar”, explicou.

 

Ele lembrou que a taxa de 6% não é a de empréstimo. Ainda segundo Newton, se os bancos públicos começarem a reduzir as taxas de juros em empréstimos, cheque especial e etc., os bancos em geral também serão motivados a fazer o mesmo.

 

“Porque os bancos privados como Bradesco e Itaú não sobreviveriam para emprestar um juro mais alto, tão diferente do que o Banco do Brasil e a Caixa fazem”, ressaltou.

 

Saiba mais

Banco Central surpreende e reduz juros básicos para 6% ao ano

 

Produção: Fabiana Pelles e Kátia Lins

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Criado em 01/08/2019 - 11:24

Mais do programa