Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista comenta mercado interno e externo de carne

Francisco Turra, presidente da Associação Nacional de Proteína Animal, destacou o bom momento para exportação

Revista Brasil

No AR em 29/11/2019 - 14:19

"O Brasil tem uma oportunidade única de ampliar as exportações de carne." A avaliação é do presidente da Associação Nacional de Proteína Animal, Francisco Turra, que foi entrevistado hoje (29) no programa Revista Brasil. Segundo ele, o cenário é bastante promissor para os produtores brasileiros, especialmente pelo registro de casos de peste suína africana em 21 países.

A doença está dizimando os rebanhos e ampliando a procura por outras opções de proteínas. A China, por exemplo, perdeu pelo menos 40% do seu rebanho suíno e está aumentando a importação de carne bovina e aves, explicou Turra.

"Apesar de sermos o maior exportador do mundo de aves, destinamos ao mercado interno quase 70% da produção, ou seja, é um volume muito bom e é o maior mercado também", observa Francisco. "Por outro lado, para suínos a produção é pequena. Nós consumimos 15 quilos por ano e o chinês consome 35 quilos."

Sobre o gado bovino brasíleiro, ele lembra que é o maior rebanho comercial do mundo. "Não está faltando carne. Eu ouvi de grandes empresas que o mercado interno continua sendo a prioridade."

Ouça a entrevista completa:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pelas rádios Nacional AM Brasília.  

 

 

 

 

Criado em 29/11/2019 - 15:52

Mais do programa