Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economista explica alta do dólar e impactos no custo de vida

Nós precisamos ter uma política industrial, defende José Luís Fevereiro

Revista Brasil

No AR em 27/11/2019 - 12:28

Nesta terça-feira (26), o mercado financeiro viveu um dia de oscilações e foi preciso a intervenção do Banco Central para tentar conter a alta do dólar, que encerrou o dia vendido a R$ 4,239. Em alguns momentos, a moeda norte-americana chegou a oscilar até R$ 4,28.

Para o economista José Luís Fevereiro, o país precisa de uma plataforma sólida de exportação. "Um país com as dimensões que o Brasil tem não pode sustentar as suas relações comerciais com o mundo apenas na exportação de produtos primários."

Em entrevista ao programa Revista Brasil, ele cita algumas áreas que têm potencial, como o pré-sal e a indústria farmacêutica, e explica como a alta do dólar pode impactar os preços para o consumidor.

"É necessário ter políticas de longo prazo para constituir pólos exportadores industriais, com valor agregado significativo, que nos possibilitem ter estabilidade nas nossas relações comerciais com o mundo." Para o economista, é muito difícil prever a evolução do câmbio, mas "a tendência é uma desvalorização do real e valorização do dólar," avalia.

Ouça a entrevista completa:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pelas rádios Nacional AM Brasília

 

Criado em 27/11/2019 - 14:31

Mais do programa