Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo diz que anticoagulante Heparina pode impedir Covid-19 de entrar nas células

Pesquisa aponta que medicamento anticoagulante reduz em 70% a infecção pelo coronavírus

Revista Brasil

No AR em 13/05/2020 - 12:45

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta a eficiência do medicamento anticoagulante Heparina no combate ao coronavírus, diminuindo a infecção das células em até 70% . Para falar sobre esse projeto que tem parceria com europeus, o Revista Brasil conversou com Helena Nader, coordenadora da pesquisa no Brasil e professora da Escola Paulista de Medicina da instituição.

Ouça no player abaixo:


Segundo a pesquisadora, o medicamento Heparina foi descoberto há mais de cem anos e está em uso clínico há mais de 80. Entre as várias funções, evita a trombose e é capaz de interagir com várias proteínas, inclusive com a da Covid-19, impedindo sua entrada nas células.

 

“A Heparina em doses terapêuticas impede a entrada do vírus na célula. Como o vírus precisa entrar na célula para sobreviver, observamos que o efeito da heparina vai além de impedir a entrada, mas tem um efeito anti-inflamatório”,  explicou.

 

A pesquisadora esclareceu ainda que a Heparina precisa ser testada com todo os controles necessários e em hospital, por ter um efeito colateral muito sério, que é o sangramento. Portanto, não pode ser usada de forma aleatória.

 

Criado em 13/05/2020 - 13:14

Mais do programa