Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo ajuda a elevar os bancos de sangue em todo o Brasil

Ferramenta chamada Sangue Amigo colabora, ainda, com medidas de prevenção à Covid-19

Revista Brasil

No AR em 20/07/2020 - 11:01

Com a queda dos estoques em bancos de sangue em meio à pandemia da Covid-19, o instituto Smart City desenvolveu um aplicativo para tentar reverter este quadro. A ferramenta Sangue Amigo é gratuita aos usuários e pode ser instalada com apenas alguns cliques. Por meio dela, é possível agendar o melhor dia para a doação, possibilitando economia de tempo ao doador que é atendido assim que chega ao local, o que evita filas e aglomerações. 

Para falar sobre a ferramenta, o Revista Brasil conversou com a diretora de Tecnologia do Instituto Smart City, Ilma Laurindo. Segundo ela, o projeto surgiu com o intuito de levar mais doadores para os hemonúcleos, já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nós deveríamos ter uma média de 3,5% de doadores de sangue e o Brasil tem apenas 1,6%. 

E o receio de ir ao Hemocentro durante a pandemia? A instituição observou uma queda de 30% a 40% agora nesse período. "Para isso que a ajuda do aplicativo vem a calhar, quando possibilitamos que os hemonúcleos programem o seu horário, de acordo com a disponibilidade do seu quadro de funcionários. As doações no Hemoacre hoje, através do aplicativo, já representam 70% do volume deles", comemora Ilma. 

Além do Acre, eles acabaram de fechar uma parceria com a Santa Casa de São Paulo. Na entrevista, ela enfatiza também a importância das campanhas, já que o brasileiro não tem essa cultura de doação de sangue. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 20/07/2020 - 11:50 e atualizado em 20/07/2020 - 11:39

Mais do programa