Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Risco de infarto e AVC é maior no inverno

Médico cardiologista destaca que a vacinação de gripe para os idosos é fundamental, assim como a prática de exercícios e uma dieta adequada

Revista Brasil

No AR em 17/07/2020 - 11:02

O risco de infarto e AVC é maior no inverno. Com as baixas temperaturas, é preciso um cuidado especial com a saúde do coração. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, estudos realizados em diferentes países mostram que, nesta estação, o número de infartos cresce, em média 30% e os de AVC (Acidente Vascular Cerebral), 20%. Mas por que isso acontece? Como se proteger e evitar?

Sobre este assunto, o Revista Brasil, desta sexta-feira (17), conversou com o cardiologista e hemodinamicista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Thomas Osterne. Segundo ele, há uma série de explicações para que nosso corpo reaja desta forma durante o inverno. Uma das principais é a própria modificação que nosso organismo tem frente ao frio, para manter a temperatura do nosso corpo. Para isso, nosso corpo libera alguns hormônios, que podem provocar um taquicardia, assim como o estreitamento dos vasos sanguíneos. 

Outras justificativas mais comuns se devem ao aumento de infecções, como a própria gripe, que pode provocar uma inflamação. E esse aumento da inflamação também pode predispor ao mecanismo do infarto e do AVC. Na entrevista, o especialista explica ainda como detectar os sinais e socorrer alguém que passa por um AVC. O ideal, na avaliação dele, é levar este paciente ao hospital, o quanto antes, para que se tenha um diagnóstico precoce. Portanto, uma perda de consciência súbita, uma perda de forças no braço ou quando a boca começa a entortar, até uma convulsão, devem ser observados atentamente. 

Mas qual seria o tratamento preventivo? De acordo com Thomas, ele deve ser focado em hábitos saudáveis, a prática de exercícios regulares, acompanhamento contínuo e regular de pacientes com hipertensão, ou diabetes, e ficar longe do cigarro.

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 17/07/2020 - 11:37 e atualizado em 17/07/2020 - 01:36

Mais do programa