Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC abre consulta pública para ouvir sugestões para o Enem

Com as sugestões da sociedade, MEC pretende aprimorar a aplicação do

O Ministério da Educação (MEC) abriu, na semana passada, uma consulta pública para ouvir da população sugestões a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Qualquer cidadão pode participar e enviar sugestões sobre a qualidade do exame, bem como opinar sobre a ampliação do banco de itens até o dia 17 de março. Com as sugestões da sociedade, MEC pretende aprimorar a aplicação do Exame Nacional, simplificar a logística e reduzir custos.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Alves, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília de que forma os ouvintes poderão contribuir para a melhoria do Enem e, ainda, sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que trata do ingresso de crianças, a partir de 6 anos de idade, no ensino fundamental.

 

Ouça também: Professora explica diferenças no uso da palavra "meio"

 

Luiz Roberto Alves explicou que as consultas públicas do Ministério da Educação, ou de quaisquer órgãos públicos, buscam conhecer o pensamento da população sobre um objeto ou valor. Segundo ele, hoje, o Enem se trata de um valor, isso porque milhões de jovens veem no exame um espaço para a certificação no ensino superior, uma abertura para testar o conhecimento e, além disso, um momento de travessia para uma tomada de decisão.

 

Saiba como participar da consulta pública sobre o Enem

 

Sobre a decisão do STJ que considera que uma criança com menos de 6 anos de idade não está completamente amadurecida para o sistema de ensino, o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação contou que a decisão da Corte contraria o que estabelece o conselho, que estipulou as idades de 4 e 6 anos para o início da educação infantil. Segundo ele, é comum ver em países do Mercosul o dia 31 de março como a data em que a criança deverá completar uma das duas idades para iniciar no ensino básico, assim como no Brasil. Ainda de acordo com Luiz Roberto, a data é uma maneira de manter a vida integral da criança, psicopedagogicamente, sem problemas.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 10/03/2015 - 14:19 e atualizado em 10/03/2015 - 12:26

Mais do programa