Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa identifica perfil ético dos profissionais brasileiros

Consultoria especializada em gestão de risco divulga levantamento

A 2ª edição da pesquisa da ICTS - uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos apresenta o posicionamento dos profissionais diante de dilemas éticos, como disposição para denúncias, suborno, atitude frente a erros, e pontos a serem considerados pelas organizações na gestão da ética e do compliance individual dos profissionais. O estudo contou com a participação de 8.712 profissionais de 121 empresas privadas com operações em território nacional.

 

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o especialista em consultoria de empresas e Recursos humanos de ICTS Protivit, Maurício Reggio.

 

Reggio explica que o trabalho é oferecido para empresas que podem identificar a identificar o perfil ético dos profissionais que trabalham nas organizações. “Quando a gente fala de perfil ético dos profissionais a gente está falando de entender como eles lidam diante de dilemas éticos, comumente percebidos no dia a dia do trabalho”, diz.

 

De acordo com o consultor, o que chamou atenção no resultado desta pesquisa é que os profissionais mais jovens (até 24 anos) mostraram grande tendência a flexibilização. Portanto, segundo ele, mais suscetíveis à condições circunstanciais para tomada de decisão. O que os coloca no percentual de maior risco para as organizações. Para o consultor, a inexperiência, o imediatismo e a ambição podem explicar essa disposição dos mais jovens em assumir atalhos e situações indevidas.

 

Ouça também: Regulamentação da PEC das domésticas espera para ser apreciada no Senado

 

No entanto, são os profissionais com mais de 55 anos, que tedem mais a usar atalhos anti-éticos. “Porque eles, provavelmente, se utilizam da experiência, dos conhecimentos dos caminhos, da posição hierárquica para fazerem uso de atalhos”, afirma Reggio.

 

Para conhecer o conteúdo da pequisa clique aqui

 

Como alterniva, Maurício Reggio indica o desenvolvimento dentro das organizações de lideranças fortes, olhando o aspecto ético; o reforço da cultura dos valores éticos; o uso de medidas disciplinares quando alguma irregularidade for detectada e a disponibilização de canal de denúncia ativo, independente, que permita a confidencialidade que dê garantias para quem queira fazer alguma denúncia.

 

Confira a entrevista na íntegra!

 

O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 30/03/2015 - 12:15 e atualizado em 30/03/2015 - 10:36

Mais do programa