Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto promove Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia

Congresso acontece nos dias 8 e 9 de abril

Nos próximos dias 8 e 9, o Instituto Onconguia realiza o 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dados divulgados pelo Tribunal de Conta da União (TCU) apontam que 70% dos casos de câncer são diagnosticados em estágio avançado.

 

De acordo com o advogado e diretor jurídico do Instituto Oncoguia, Tiago Farina Matos,  "isso significa que estamos demorando muito para fazer o diagnóstico. No caso do câncer, o tempo corre contra. Quando mais cedo se fizer o diagnóstico, maiores são as chances de cura ou de um tratamento eficiente".

 

No Brasil, uma lei estipula que o paciente com câncer deve receber o tratamento em prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico. Mas o advogado avalia que como a lei garante somente o primeiro tratamento, ela não assegura os procedimentos de continuidade.

 

O Fórum Nacional vai reunir as principais autoridades no assunto. Para Tiago Farina, são autoridades que podem fazer a diferença, pensar em soluções e executá-las, como os parlamentares, técnicos do Ministério da Saúde e do Poder Judiciário.

 

Saiba mais sobre este congresso que acontece em Brasília nesta entrevista ao Revista Brasil.

 

Ouça mais:

Congresso de oncologia debate tecnologia, humanização e acesso

 

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 07/04/2015 - 18:00 e atualizado em 07/04/2015 - 15:46

Mais do programa