Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Revista vexatória de familiares e visitantes de presos é proibida em 7 estados

Prática de inspeção que envolve desnudamento, agrachamento sobre

Familiares e visitantes de detentos constantemente denunciam revistas que são consideradas vexatórias.  Esse tipo de revista já foi proibida em 7 estados.  De acordo com o coordenador do Programa de Justiça da Conectas Direitos Humanos, Rafael Custódio, o argumento para este tipo de revista seria a questão da segurança do presídio, no entanto em unidades prisionais que não adotam essa prática não registram aumento de violência ou da insegurança nas unidades prisionais. Então, o uso de tecnologia com scanner é uma alternativas e há outros meios de se fazer uma revista que garanta a segurança no presídio, sem violar a intimidade e os direitos das pessoas, em especial mulheres, idosos e crianças.

 

Ouça também: Polícia Civil do DF investiga 32 suspeitos em esquema de lavagem de dinheiro

 

A Conectas está lutando em favor de um projeto de lei federal que acabe com esta prática em todo país e em todas as unidades prisisonais. O PL já foi aprovado no Senado Federal, por unanimidade, e na comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados e agora está havendo um esforço para que seja colocado em votação e vire lei federal. A proposta proíbe o desnudamento, os toques genitais e obriga a todas as unidades prosionais a terem a tecnologia adequada para a inspeção.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 30/04/2015 - 20:16 e atualizado em 30/04/2015 - 16:57

Mais do programa