Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Romance histórico narra a vida de uma heroína da Inconfidência Mineira

Um Poema Para Barbara escrito por Alvarenga Peixoto dá nome a esse

Autora do romance "Um Poema para Bárbara", a desembargadora do Tribunal Regional Federal, Mônica Sifuentes, mergulha na história da Inconfidência Mineira. Ela ressalta a data 21 de abril, quando foi executado o mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

 

Sifuentes aponta que Jucelino Kubistcheck escolheu este dia para fazer a inauguração formal de Brasília, exatamente para lembrar os inconfidentes pois um dos planos dos rebeldes era levar a capital la do país para o interior. Esse local imaginado seria São João Del Rei, em Minas Gerais. Assim, Jucelino Kubistcheck concretizou o sonho inconfindente dos conterrâneos mineiros, mas em terras goianas. 

 

A desembargadora escreveu o romance motivada em conhecer mais a história desse momento político brasileiro e para ressaltar outro nome muito importante para a Inconfidência Mineira: Bárbara Heliodora. Segundo Mônica Sifuentes, Bárbara Heliodora  também foi uma espécie de mártir pelo sofrimento que sentiu por ver seu marido quase morrer pelo ideal inconfidente. O romance é baseado em fatos histórico  e olivro está disponível em diversas livrarias e na web.

 

Acompanhe essa entrevista exclusiva ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 21/04/2015 - 14:00 e atualizado em 22/04/2015 - 12:57

Mais do programa