Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros vão trabalhar cerca 150 dias para pagar tributos, afirma Fenacon

Mas para especialista em tributação, o contribuinte não está sendo

O Revista Brasil desta segunda-feira (18) entrevistou Mário Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

 

De acordo com o presidente da Fenacon, em 2015, os brasileiros vão trabalhar cerca 150 dias para pagar tributos federais, estaduais e municipais. Isso significa que os valores recebidos pelos contribuintes até 31 de maio serão destinados a impostos, taxas e contribuições. Há 20 anos, esse número correspondia a 106 dias, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), disse Mário Berti.

 

A estatística é baseada em dados oficiais que apontam que até o mês de maio o contribuinte trabalha só para pagar impostos, afirma o presidente da Fenacon.

 

Portanto, diz o representante nacional das empresas de serviços contábeis, não está existindo respeito ao contribuinte porque as medidas que continuam a progredir por conta de possíveis problemas de caixa de governo, quem acaba pagando a conta é o contribuinte. Hoje, a carga tributária sobre a produção de riquezas no Brasil, que é o PIB, chega a 35%, chegando ao ponto de ser insuportável.

 

O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte é comemorado 25 de maio. Na data a Fenacon realiza ato público denominado de “corte do bolo tributário”.

 

Ouça também: Dilma se reúne com equipe econômica e deve anunciar cortes no Orçamento

 

Acompanhe esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima.  O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 18/05/2015 - 15:22 e atualizado em 18/05/2015 - 14:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa