Nesta quinta-feira (21), as prefeituras das 40 maiores cidades brasileiras estarão reunidas em Brasília com autoridades do Governo Federal, instituições de ensino e pesquisa para debater os benefícios sociais, econômicos e ambientais do uso de B20. Este combustível é a mistura de 20% de Biodiesel no diesel que abastece a frota de ônibus desses municípios.
O diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubradio) e a Embrapa Agroenergia, Donizete Tokarski, lembra que hoje o Biodiesel já é obrigatório em 7% de mistura em todo diesel nacional. Então, o que se quer é que aumente a proporção dessa mistura, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na questão do preço, o biodiesel é mais barato do que o diesel, acrescenta Tokarski.
Por isso, o debate hoje com especialistas, pesquisadores, parlamentares e a sociedade é sobre o aumento da mistura para que se possa ter um produto nacional. É interessante no aspecto social porque 30% da matéria prima que se poduz, o Biodiesel, vem da agricultura familiar. No aspecto ambiental, ele representa uma redução de 70% das emissões, comparando-se com o diesel fóssil.
Acompanhe esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasil.
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Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.