Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de lei quer impedir comercialização de celulares roubados

O PL inviabiliza a ação de criminosos que alteram o código de

Como forma de combater os crescentes índices de roubo de celulares em todo território nacional, a Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que regulamenta a comercialização de aparelhos eletrônicos destinados a promover alterações no IMEI, sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel, dos aparelhos de telefonia móvel celular ou similares.

 

Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), autor do projeto quer combater a comercialização de celulares roubados.

 

De acordo com o parlamentar, quadrilhas especializadas em receptação de celulares roubados vêm usando o artifício de alteração do IMEI, embora o acesso a esses dispositivos devesse ser restrito somente às operadoras de telecomunicação e empresas credenciadas de assistência técnica.

 

Ouça também: Plataforma Brasil propõe um novo modelo de construção de políticas públicas

 

O projeto pretende pretende inibir a comercialização de dispositivos destinados a promover o desbloqueio dos celulares.  Segundo o deputado, esse sistema seria suficiente para inibir de forma definitiva o roubo de aparelhos móveis, pois o criminoso saberia que o produto do ilícito não estaria disponível para uso após a inserção do IMEI no cadastro de estações bloqueadas. Com essa medida os celulares furtados perderão valor econômico, pois não poderão ser recolocados no mercado, afirma.

 

Confira entrevista completa no player acima!

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 28/05/2015 - 14:30 e atualizado em 28/05/2015 - 11:19

Mais do programa