Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Proteste pede a ANS exames rápidos contra a dengue

Operadoras de planos de saúde não cobrem o exame "Antígeno NS1" porque

A Proteste enviou um ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que determine que os planos de saúde passem a realizar sem custos, exames rápidos e gratuitos que permita diagnosticar a dengue. Diante dos riscos para a saúde da população com a disseminação da epidemia no país, a Associação de Consumidores sugere abrir um questionamento e se fazer um acordo com planos de saúde, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde para encontrar uma solução para que este exame rápido seja feito e o tratamento da doença seja realizado em tempo.

 

De acordo com a coordenadora Institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, a epidemia já está instalada e atinge uma em cada quatro cidades brasileiras. Num país com a dimensão do Brasil, quase mil e 400 municípios são  atingidos pela doença. "E para piorar a situação, os planos de saúde só cobrem um exame que leva de cinco a seis dias para o diagnóstico. O que se percebe são várias mortes pelo país, a maioria de crianças e idosos. E por tanto, se fosse diagnosticado imediatamente, poderia salvar várias pessoas", diz.

 

A representante da Associação explica que o exame rápido é particular e este é o problema, porque as pessoas precisam pagar pelo exame. A produção do Revista Brasil solicitou entrevista à Agência Nacional de Saúde Suplementar, mas em resposta foi emitida nota que informa o seguinte: o exame para detecção da dengue tem cobertura obrigatória prevista no rol de procedimentos e eventos de saúde.

 

Clique o player acima para saber mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasil.

 

Ouça mais:

DF: mais de 300 presos começaram a trabalhar no primeiro trimestre

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.



Criado em 13/05/2015 - 17:50 e atualizado em 13/05/2015 - 16:29

Mais do programa