Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo promete mudar forma de comprar medicamentos

Ibulas fornece aos usuários informações sobre mais de 13 mil

Com promessas de ajudar a população na compra de medicamentos, o aplicativo iBulas, lançado em junho, disponibiliza bulas e mostra as farmácias mais próximas à casa dos seus mais de 2 mil usuários. A ferramenta fornece informações de mais de 13 mil medicamentos, que são buscados por texto ou foto do código de barras. Os dados utilizados são baseados em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em Tecnologia e Desenvolvimento de Aplicativo Alexandre Máximo, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como funciona o iBulas.

 

Ouça também: Medicamentos falsificados podem representar 15% do mercado, aponta OMS

 

Alexandre Máximo contou que o aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones com plataforma Android. Segundo ele, a ideia do iBulas surgiu com o intuito de simplificar o uso de medicamentos, pois vêm sendo discutidos há anos a proteção à saúde da população e o uso inadequado de remédios.

 

Neste sentido, para o especialista, as bulas representam uma ferramenta importante em relação à utilização de medicamentos. Ele explica que, no Brasil, as pessoas têm o hábito de banalizar o uso dos remédios, principalmente aqueles de tarja branca, ou seja, que não necessitam de prescrição médica.

 

“Infelizmente, é um conceito totalmente equivocado. Esses produtos realmente possuem reações adversas e a gente tem que ter um cuidado com eles, até mesmo com relação à superdosagem, que poderia ser muito bem evitada se o paciente realmente tivesse uma informações sobre aquele medicamento. A ideia do aplicativo é realmente disponibilizar informação de uma maneira simples, organizada e centralizada”, explica Alexandre.

 

O especialista em Tecnologia e Desenvolvimento de Aplicativo, em apenas 30 dias em que o iBula entrou no ar, houve uma utilização de 12.400 consultas, o equivalente à uma média de 400 consultas por dia.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima!

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 29/07/2015 - 15:04 e atualizado em 30/07/2015 - 09:11

Mais do programa