Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obrigatoriedade de exame médico em academias gera polêmica

Só este ano, quatro pessoas já morreram durante prática de exercícios

Desde o começo do ano, quatro mortes aconteceram em academias do país, o que trouxe de volta uma discussão entre médicos e professores de Medicina do Exercício: afinal, todo mundo deveria fazer exames antes de começar na malhação?

 

Hoje, as leis sobre a exigência ou não de exame médico por academias mudam muito, dependendo da cidade. A maioria segue a recomendação do Conselho Federal de Educação Física: exige apenas uma avaliação com um professor da área, onde o aluno deve responder a um questionário sobre a sua saúde.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Marcelo Bichels Leitão, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a importância de um exame médico para a prática de exercícios físicos em academias.

 

Segundo Marcelo Bichels, os riscos variam muito dependendo da pessoa e da atividade que vai desenvolver. O que acontece é que as pessoas, muitas vezes, buscam atividades físicas para entrar em forma e perder peso. Para este tipo de atividade, as pessoas querem fazer exercícios de intensidade moderada e intensa, e, nestes casos, os portadores de algum problema cardíaco, que pode inclusive ser silencioso, ao fazerem uma atividade de maior intensidade, podem deflagar um problema mais sério.

 

Ouça outros destaques do Revista Brasil

 

“A ideia da avaliação é justamente identificar as características de cada pessoa para se poder avaliar de forma adequada e fazer as recomendações apropriadas para cada um,” explicou Marcelo.

 

O especialista lembrou, ainda, que não existe nenhuma legislação que obrigue as academias a terem um médico. É recomendável que as academias tenham pessoas que trabalham no local, treinadas para atender situações de emergência para realizar o atendimento básico até que seja contatada uma unidade de emergência.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima!

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 17/07/2015 - 14:19 e atualizado em 17/07/2015 - 15:08

Mais do programa