Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Judiciário alerta sociedade sobre grande número de processos evitáveis

Magistrados de todo país lançaram o movimento "Não deixe o Judiciário

Magistrados de todo país lançaram o movimento "Não deixe o Judiciário parar". De acordo com estudo realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) dos processos que entram na Justiça, cerca de 41 milhões poderiam ser evitados.

 

Para estimar, em tempo real, o número de processos que entram em todo o Judiciário, a AMB lançou a ferramenta Placar da Justiça. O contador digital, com plataforma disponível nas redes sociais, deve alcançar a marca dos 105 milhões de processos ainda nesta semana. De acordo com dados da Associação, a cada cinco segundos uma nova ação chega à Justiça.


De acordo com o vice-presidente da AMB, e coordenador do movimento, Sérgio Junkes, é importante que a sociedade saiba que quando mais acionada e congestionada for a Justiça, mais doente e lento e menos efetivo será o Judiciário. Segundo o magistrado, grande parte desses processos fazem parte de uma demanda ligada a algumas empresas e setores. "Então, poderíamos ter uma grande mudança para melhor, se as empresas que hoje lesam o consumidor, mudassem seus procedimentos, respeitassem o que diz a lei", avalia.

 

E completa: "A AMB não quer um confronto com essas empresas e sim uma parceria e fazer com que elas dialoguem com seus clientes, mudem seus procedimentos, que as agências reguladoras tenham mais instrumentos para fiscalizar, orientar e prevenir as violações, para diminuir o número de processos judiciais".

 

Confira esta entrevista na íntegra, ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Senado aprova projeto que regulamenta mediação judicial e extrajudicial

Especialista diz que lentidão judicial estimula assassinato de mulheres

Criado em 17/08/2015 - 15:41 e atualizado em 17/08/2015 - 16:04

Mais do programa