Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Torre na selva amazônica vai estudar mudanças climáticas

O observatório de Torre Alta da Amazônia é uma torre com 325 metros,

Em meio à floresta amazônica brasileira, surge uma torre de 325 metros, quase 300 metros acima da copa das maiores árvores da Amazônia. A torre servirá de laboratório para estudar as mudanças climáticas da floresta. O Observatório de Torre Alta da Amazônia (ATTO, em inglês) se localiza em meio à reserva ecológica de Uatumá, a 350 km de Manaus, e é acessível após um longo percurso por estradas de terra e navegação por rio.

 

Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o professor e coordenador brasileiro do projeto teuto-brasileiro da ATTO e dos projetos em cooperação Brasil-Estados Unidos e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Antônio Ocimar Manzi.

 

“O que a gente mede é o que vento traz, e quanto mais alto mede, aquela mostra de ar teve a oportunidade de interagir com a superfície numa distância maior”, então, explica, com essa nova torre, sera possível ter medidas mais representativas, e o estudo a longo prazo determinará quais serão os efeitos que as mudanças climáticas vão ter sobre os ecossistemas.


“O maior desafio foi construir a torre, ter essa plataforma.” Segundo o coordenador do Projeto, os equipamentos estão sendo adquiridos e testados. Espera ter grande parte dos equipamentos instalados até metade do ano que vem e sua totalidade até o final de 2016, para que 2017 a torre esteja totalmente operacional.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima.


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Torre Alta da Amazônia será inaugurada amanhã

Criado em 31/08/2015 - 18:21 e atualizado em 31/08/2015 - 15:26

Mais do programa