Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Histórias do front: peças de radioteatro contaram a Segunda Guerra Mundial

Saiba o que os brasileiros ouviam sobre o conflito naquele período, em

Com as principais batalhas na Europa e na Ásia, a Segunda Guerra (1939 – 1945) envolveu a maioria das nações do mundo. Após assumir uma posição de “neutralidade”, em 1942, o Brasil passou a lutar ao lado dos Aliados, que tinha países como Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra, contra as força nazistas.

 

Mas o que os brasileiros ouviam sobre o conflito naquele período? A jornalista Marília Arrigoni, foi ao Arquivo Nacional para pesquisar o tema. O resultado desse trabalho virou o especial “Histórias do front: peças de radioteatro contaram a Segunda Guerra Mundial” produzido para o Portal EBC.

 

Editora do site Rádios EBC, a jornalista conversou com Valter Lima, no Revista Brasil desta terça-feira (1º) sobre o trabalho.

 

“Nós achamos, não só notícias, mas peças de radionovela, que eram inúmeras”, afirmou, ao ressaltar o resgate histórico desse material de radioteatro que era transmitido para todo país a partir da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

“Essas novelas informavam, entretinham e tinham essa parte ideológica também”, diz Marília  Arrigoni. Ela explica que ao ouvir as radionovelas da época era possível para saber como estava a questão do abastecimento de alimentos nos países que estavam no centro da guerra e acompanhar histórias das famílias que tiveram seus parentes partindo para conflito.

 

As peças radiofônicas também se posicionam claramente contra japoneses e nazistas. A jornalista cita que os programas usavam expressões como “piratas nazistas” para se referir aos países que lutavam contra os aliados brasileiros.

 

No player no topo da matéria é possível ouvir a entrevista completa com a jornalista Marília Arrigoni. Ouça!

 

Para conferir o especial “Histórias do front: peças de radioteatro contaram a Segunda Guerra Mundial” na íntegra clique aqui. Abaixo, é possível ouvir algumas Radionovelas que contaram a Segunda Guerra Mundial. 

 

 

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

 



Segunda Guerra será o tema de entrevistas durante a semana no Revista Brasil

Criado em 01/09/2015 - 19:10 e atualizado em 01/09/2015 - 16:03

Mais do programa