Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acidente Vascular Cerebral: saiba como prevenir

Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Academia Brasileira de

No Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorrido em 29 de outubro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Academia Brasileira de Neurologia (ABNeuro), lançam campanha para divulgar informações sobre a doença.

 

Para falar sobre o tema o Revista Brasil entrevistou o cardiologista e secretário Geral do Conselho Federal de Medicina, Henrique Batista.

 

O médico explicou que o AVC, ou derrame, é um acometimento grave que dificulta a irrigação sanguínea do cérebro. Muitas vezes acontece por um entupimento das artérias que levam sangue ao cérebro ou então por um aneurisma, ou alguma coisa que provoque uma inundação de sangue no cérebro.

 

Batista informou que uma pesquisa da USP constatou que quase 30 % não sabe o que é AVC ou derrame e não sabe como reconhecer uma vítima de AVC. Ele explica que para saber se alguém está sofrendo um AVC, é preciso pedir que ela sorria, ou levante os dois braços, ou diga uma frase simples. Caso o sorriso fique torto, um dos braços caia e ela não consiga repetir a frase, qualquer um destes sintomas levar imediatamente a um serviço médico para atendimento.


Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Campanha Nacional de Combate ao AVC vai até 2 de novembro

Criado em 29/10/2015 - 16:45 e atualizado em 29/10/2015 - 14:39

Mais do programa