Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anac sugere mudanças na certificação de pilotos de helicópteros

Condutores não precisarão passar por treinamento em órgãos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer modificar as regras de certificação dos pilotos de helicópteros. Basicamente, os pilotos não precisarão mais passar por treinamento em órgãos certificados para conseguir renovar a habilitação ou para ter permissão para pilotar diferentes modelos. Eles poderão fazê-lo mediante treinamento com terceiros que "saibam pilotar". Segundo especialista em Segurança de Voo, essas medidas podem colocar a tripulação e a sociedade em risco.

 

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o piloto de linha aérea e especialista em Segurança de Voo Kerlington Pimentel de Freitas falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília o que a mudança deverá trazer para a sociedade e aos pilotos.

 

Na opinião do especialista, sempre que uma norma muda drasticamente traz preocupação. A proposta vai ter uma consulta pública, via internet, que finda o prazo no dia 21 de outubro. Diferente da carteira de motorista, o piloto precisa fazer anualmente a prova da Anac. Com a nova norma, segundo Kerlington Pimentel, não vai ser mais necessário. Além disso, quando precisar mudar de categoria, o piloto faz um treinamento com terceiros que "saibam pilotar."

 

Atualmente, segundo o especialista em Segurança de Voo, os pilotos têm que treinar em centro de treinamento ou fazer um treinamento com um instrutor habilitado. A Anac vem com um inspetor e faz a prova prática com o piloto. Com a nova norma, ele faz o treinamento com o inspetor e continua voando.

 

“Neste caso, o que a gente realça é a garantia da qualidade desse treinamento. Como o regulador vai garantir que esse treinamento foi feito? Ou que esse treinamento foi adequado? E, ainda, se o treinamento está em conformidade com o que o fabricante diz que tem que ser?”.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 07/10/2015 - 15:03 e atualizado em 07/10/2015 - 11:09

Mais do programa