Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Paulo é o estado com maior número de pessoas mortas por policiais

Segundo Datafolha 50% dos entrevistados acreditam que “bandido bom é

Dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que, em 2014, polícias mataram 3.022 pessoas, alta de 37,2% em relação a 2013. País registrou 398 policiais mortos, 10 a menos do que no ano anterior. A pesquisa aponta ainda que brasileiros não brancos confiam menos no Judiciário e estão menos satisfeitos com as polícias, informa ICJBrasil.


Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cássio Tayone. Ele explica que desde 2006, quando o Fórum foi criado, o anuário passou a ser o produto principal e tem como objetivo trazer transparência com relação aos dados de segurança pública. Segundo ele, que até então os dados eram divulgados de uma maneira um pouco diferente, com acesso mais difícil.

 

Segundo Cássio Tayone o anuário procura todos os anos abordar assuntos que têm pautado a segurança pública durante o período entre um ano e outro. O estado da Bahia continua sendo o terceiro estado com maior número de pessoas mortas por policias. Foram mortas 278 pessoas em 2014, 35 a menos que o ano anterior. Já em São Paulo registrou  965 pessoas mortas pela polícia em 2014, um aumento de 351 pessoas em relação a 2013.

 

De acordo com a pesquisa da Datafolha,  50% dos entrevistados concordam que “bandido bom é bandido morto”. O integrante diz que estamos diante de uma perspectiva um pouco delicada e diria até perigosa, para ele a população não está mais percebendo as instituições policiais como sendo aquela que passe confiança para combater o crime: “ou seja, queremos fazer justiça de qualquer maneira, queremos que aquela pessoa considerada, ou pré-julgada como criminoso venha sofrer as piores consequências,” analisa.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Investimentos em perícia podem reduzir os índices de criminalidade?

Mais polícia nas ruas resolve o problema da criminalidade no Brasil?

Criado em 08/10/2015 - 20:14 e atualizado em 08/10/2015 - 16:12

Mais do programa