Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cepal divulga relatório sobre desempenho comercial da América Latina e Caribe

O Relatório analisa o comportamento das exportações e importações da

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apresentou esta semana, no México, o relatório anual sobre desempenho comercial da região. O Relatório Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe 2015 analisa o comportamento das exportações e importações da região nos últimos meses e apresenta estimativas para o resto do ano. Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o diretor do escritório da Cepal, Carlos Mussi.

 

Ele explica que o complexo cenário vivido atualmente pela economia mundial, especialmente com a desaceleração da China, está afetando não somente o crescimento econômico da América Latina e do Caribe, mas também o desempenho de seu comércio exterior. “O seu desempenho está muito ligado as nossas exportações, especialmente de comodities e o cenário internacional está muito difícil,” esclarece.

 

Para Carlos Mussi é importante termos novas políticas de comércio exterior, especialmente facilitar esse comércio para tentar torná-los competitivos, não somente nas áreas de commodities, mas em outros setores.

 

Segundo o diretor o relatório chama atenção para que a região esteja atenta as grandes negociações internacionais de comércio, como o recente acordo transpacífico assinado entre Estados Unidos e Japão. E também para que a região busque facilitar o comércio até mesmo entre os países da região. Ele explica que se observa no relatório que é mais fácil exportar para os Estados Unidos do que exportar pro seu vizinho. E informa ainda que o relatório  traz uma  análise bem detalhada como é o comércio entre a região e a China.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima ou acesse o relatório no site da Cepal.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Redução da pobreza na América Latina atinge 164 milhões

Criado em 23/10/2015 - 14:47 e atualizado em 23/10/2015 - 12:45

Mais do programa