Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje (8) é o Dia Mundial da Visão: brasileiro sabe cuidar da visão?

Pesquisa revela que o brasileiro só procura oftalmologista quando está

Nesta quinta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial da Visão. Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o diretor do Departamento de Retina do Hospital Oftalmológico de Brasília, Sergio Kniggendorf.

 

Ele conta que em uma pesquisa recente feita no Brasil inteiro, por um grupo de oftalmologista, mostrou que o brasileiro só procura oftalmologista quando está com algum problema. "Ele só procura quando tem alguma dor, ou não passa no exame para tirar carteira, ou quando não está enxergando com os dois olhos", afirma.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo a degeneração macular, que é uma espécie de perda da visão relacionada à idade, atinge 30 milhões de pessoas no mundo. O médico explica que a degeneração macular relacionada a idade é a principal causa de cegueira. Quando a degeneração não é tratada a tempo é irreversível, por isso o tratamento tem que ser o mais rápido possível. “A catarata é totalmente reversível. Por mais que a pessoa tenha perdido totalmente a visão, ao operar a catarata ela recupera. Diferente da regeneração da macula quando perde totalmente, não consegue mais recuperar,” esclarece Sérgio.

 

De acordo com o oftalmologista, os primeiros sintomas da degeneração macular começam com dificuldade de leitura, as linhas retas começam a ficar tortuosas. "Quando olha pro batente da porta, ela percebe que a porta fica distorcida, ao ler as letras começam a pular. O grande problema é que algumas vezes começa num olho só e o outro olho mascara", afirma.

 

Sérgio recomenda após os 50 anos fazer exame uma vez ao ano. “Prevenção é muito importante para manter e preservar a visão por um longo tempo” conclui o diretor.


Confira a entrevista na íntegra no player acima.


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



80% dos casos de cegueira podem ser evitados no Brasil

Oftalmologista alerta: dietas podem interferir na visão

Criado em 08/10/2015 - 16:29 e atualizado em 08/10/2015 - 12:27

Mais do programa