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INSS pode cobrar de empregadores despesas de acidentes de trabalho

Caso o empregador não ofereça um ambiente de trabalho seguro para o

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode cobrar de empregadores as despesas geradas pelos trabalhadores domésticos que se acidentarem no ambiente de trabalho. Sobre o assunto, o Revista Brasil desta terça-feira (6) conversou com o procurador federal, mestre em Prevenção de Riscos Laborais, Fernando Maciel.

 

Ele explica que com a nova lei, os empregados domésticos passam a ter direito ao seguro contra acidentes de trabalho e, consequentemente, a estabilidade no emprego de 12 meses. Agora, caso os empregadores não ofereçam um ambiente de trabalho seguro, podem ter de ressarcir os cofres do INSS, pois segundo o procurador, a previdência social vem buscando transferir para os verdadeiros causadores dos danos as despesas em virtude de condutas negligentes que descumprem as normas de saúde e segurança de trabalho.

 

“Além de uma ação de cobrança, o objetivo é servir de medida punitiva e pedagógica e incentivar aos empregadores, quer sejam empresas, ou empregadores domésticos para que passem a adotar as medidas previstas em lei, em normas regulamentadoras, a fim de evitar a ocorrência desses acidentes,” esclarece.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



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Criado em 06/10/2015 - 19:08 e atualizado em 06/10/2015 - 15:09

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