Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro divulga estudo de mortes por raios no Brasil

Material aponta mudanças no perfil e quantidade das mortes

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou na última sexta-feira (23), estudo sobre as mortes por raios no Brasil nos últimos 15 anos. Os dados fazem parte do livro "Brasil: Que raio de história".

 

O estudo, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), compara dados do primeiro levantamento de mortes por raios, referente ao período de 2000 a 2009, com dados do segundo levantamento, referente ao período de 2000 a 2014. Os resultados evidenciam que as mortes por raios no Brasil estão diminuindo e o perfil e região das fatalidades estão mudando.

 

Ouça também: Mortes por raios no Norte do país podem aumentar devido ao aquecimento global

 

Para falar sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), Osmar Pinto Júnior.

 

Ele esclarece que o livro traz informações dos raios na história do Brasil, desde o descobrimento até no presente, inclusive falando do futuro.

“O livro vai tecendo considerações e falando de curiosidades e mitos, e entre todas as informações contidas está o levantamento da incidência de mortes causadas por raios no Brasil nos últimos 15 anos.”

 

É um levantamento inédito e completo, ressalta.

 

Osmar Pinto explica que os raios são uma consequência do choque de partícula de gelo dentro de nuvens de tempestade.

“Nuvens de tempestade são nuvens muito grandes que começam cerca de 1 km de altura da superfície e se estendem ate 15 km, 16 e 17 km de altura. E dentro destas nuvens existem toneladas de partículas de gelo, que batendo uma nas outras acabam ficando carregadas eletricamente. São estas cargas acumuladas na partícula de gelo que dão origem a faísca que muitas vezes se propaga dentro da nuvem e algumas vezes elas saem em direção ao solo e ai temos o raio.”

 

Durante a entrevista, o coordenador do ELAT também explica porque algumas regiões são mais propicias a incidência de raios, sobre a diminuição do número de mortes e dá dicas de como se proteger de raios.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 27/10/2015 - 16:32 e atualizado em 27/10/2015 - 14:28

Mais do programa