Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Software Expressar é o mais novo produto do projeto Participar

A nova tecnologia ajuda autistas a identificar expressões faciais

O Departamento de Ciência da Computação (CIC) da UnB, por meio do projeto Participar, lançou o software educacional Expressar. É uma ferramenta de apoio pedagógico e trabalha expressões faciais em estudantes autistas clássicos, categoria com maior nível de comprometimento e que requer trabalho educacional específico. Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o professor da Universidade de Brasília (UnB) e orientador do projeto Participar, Wilson Veneziano.

 

Ele esclarece que o autismo clássico é o maior desafio dentro das escolas hoje: "é o estudante que muitas vezes não fala, tem uma dificuldade de comunicação muito grande. E para interação social um dos requisitos é a identificação do semblante", diz.

 

O professor comenta que para interação social um dos requisitos é a identificação do semblante, como saber identificar no outro um semblante de sorriso, de choro e também saber exprimir.

 

Ele explica que o projeto Participar é reconhecido por desenvolver software sempre de cunho educacional pra pessoas com autismo e deficiências intelectuais.

 

Todos estes softwares ficam disponíveis gratuitamente, no portal do projeto Participar.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.


Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima



Apoio entre pais de autistas melhora qualidade de vida e inclusão social

Quadro Sem Diferença aborda leis específicas sobre autismo no país

Criado em 23/10/2015 - 16:50 e atualizado em 23/10/2015 - 14:49

Mais do programa