Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Analfabetismo funcional: como combater?

Especialista fala ao programa Revista Brasil sobre analfabetismo

A taxa de analfabetismo funcional entre os brasileiros, em 2014, era de 17,6%. É o que aponta dados divulgados este mês pelo IBGE. Apesar de ter apresentado uma leve queda, já que o índice anterior era de 18,1%, o número continua muito alto. O último indicador de Alfabetismo Funcional elaborado pelo Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Ong Ação Educativa, divulgado em 2012, apontava que 38% dos jovens universitários apresentam alguma dificuldade na interpretação de textos ou elaboração de cálculos.

 

Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em educação do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Luciano Rudnik. Ele explica que são considerados analfabetos funcionais pessoas que têm dificuldades de interpretar textos, e situações problemáticas. “Nós do Cebrac temos uma preocupação muito grande em trabalhar com a ideia de projetos e solução de problemas. Porque 80% dos nossos jovens chegam com dificuldade de leitura, de interpretação e com uma dificuldade de articular os conhecimentos para resolver problemas reais. É como se tivesse um conjunto de jovens que entende, conhece, tem informação, mas não vê ligação dessas informações com a realidade. E hoje o trabalho feito no Cebrac traz para a realidade todo tipo de informação, tudo que nós precisamos, procuramos trabalhar dentro de uma contextualização com a vida real, ” informa Luciano.

 

Segundo especialista, para resolver esse tipo de problema, a primeira mudança que é preciso ocorrer é metodológica, " a escola precisa estimular a interpretação, o raciocínio, a procura por solução de problemas e uma estrutura pedagógica diferenciada, em que o aluno possa aplicar os conhecimentos e verificar ali imediatamente o quanto daquele conteúdo vai ter influência na vida prática", esclarece.

 

“Nós podemos dizer hoje que o analfabetismo funcional é uma questão extremamente social. Porque nós não valorizamos hoje a utilização da informação de maneira adequada,” diz o especialista.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Indicador de Alfabetismo Funcional é analisado em livro

Criado em 25/11/2015 - 17:20 e atualizado em 25/11/2015 - 15:03

Mais do programa