Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Material de construção: vendas crescem 8% em outubro sobre setembro

Índice, no entanto, é menor do que o desempenho no mesmo período de

As vendas de materiais de construção cresceram 8% em outubro em comparação com setembro. No entanto, o índice é 8% menor do que o desempenho no mesmo período de 2014. A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) espera fechar o ano com retração de 5%. Os dados são do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco em apoio com outras entidades.O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 27 e 30 de outubro e a margem de erro é de 4,3%.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz. Ele avalia: “Não é nenhum desastre pela atual situação econômica, tem setores que tem tido mais dificuldades que nós. Até porque as casas exigem manutenção. Reforma e manutenção você adia, pode demorar 6 meses ou 1 anos, mas você tem que fazer".

 

Na avaliação do presidente, “a gente entende que chegou no pior patamar, outubro já teve uma boa recuperação de venda sobre setembro, 8% acima foi bastante expressivo. A gente acredita que daqui pra frente, devagarzinho, fechar o ano pouco abaixo de 2014”.

 

Para o presidente da Anamaco, reformas e construções se tornam caras pela falta de planejamento, por não ter uma orientação de um engenheiro, de um arquiteto. Segundo Cláudio Conz, muitas vezes o cliente começa a fazer uma obra e "vem um tal do já que eu to fazendo isso, eu também faço aquilo e aí o pedreiro desmonta o serviço que já fez. A falta de planejamento na reforma e na construção, sem dúvida nenhuma e a falta de uma orientação técnica é o que mais causa desperdício e torna a construção ou reforma mais cara".

 

Ele fala da tendência das lojas em oferecer junto com o material, a mão de obra especializada, das possibilidades de redução do consumo de energia e de água  como aquecedor solar, chuveiros inteligentes e bacias sanitárias.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista com o presidente da Anamaco no player acima.


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Alunos desenvolvem cimento feito de fibra de curauá

Construtoras do DF lançam cartilha de boas práticas em obras públicas

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 09/11/2015 - 13:09 e atualizado em 09/11/2015 - 10:58

Mais do programa