Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Beber e dirigir: por que tanta gente insiste nessa combinação?

O Revista Brasil entrevistou a psiquiatra e pesquisadora do Centro de

O Revista Brasil desta sexta- feira (4) falou sobre uma mistura perigosa: álcool e direção. Em entrevista ao programa, a psiquiatra e pesquisadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Carolina Hanna Chain, afirmou que as pessoas insistem em beber e dirigir muitas vezes por falta de conscientização sobre os riscos atrelados a essa associação perigosa.

 

Segundo a psiquiatra, essa conduta muitas vezes parte da  falta de informação associada a uma certa intuição de que é socialmente aceitável. Ela explica que às vezes os amigos, ou a própria família dá maus exemplos, e que muitas vezes os pais mostram para os adolescentes que tomar uma ou duas doses não tem problema, o que acaba influenciando negativamente a formação dos jovens.

 

Carolina Hanna Chain explica que o álcool no início traz um efeito de relaxamento, mas depois, em determinadas pessoas, existe uma propensão a uma sensação de onipotência, uma sensação de que nada vai acontecer.  A pesquisadora comenta que a pessoa já ouviu falar que aconteceu com outras pessoas, mas  pensa “comigo não vai acontecer nenhum acidente, estou livre disso” ,e acaba tendo um comportamento mais impulsivo, com mais agressividade ao volante e causando um problema que é seríssimo.

 

A psiquiatra esclarece que muitas vezes a pessoa usa o álcool pra lidar com sentimentos, com emoções desconfortáveis, seja o estresse do dia a dia, ou uma euforia porque ganhou uma noticia boa no trabalho, ou um sentimento negativo. Ela explica que quando o álcool interage com esses estados emocionais, ele o faz de forma nociva e acaba acirrando um traço ou outro do temperamento do indivíduo causando esses efeitos no comportamento alterado. 

 

Carolina Hanna Chain enfatiza que familiares adultos que praticam essa combinação perigosa de álcool x direção, por acharem  que tomou poucas doses e não vai ter lei seca no trajeto, acabam influenciando negativamente sem saber, os seus filhos que já ficam ali com uma cognição implicita de que "não tem problema, não tem tanto risco”. E segundo a psiquiatra, tem sim problema, e essa questão do álcool tem que ser encarada com bastante seriedade.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



A relação entre o consumo de álcool e os acidentes de trânsito

Álcool e adolescência, uma combinação explosiva

Criado em 04/12/2015 - 19:09 e atualizado em 04/12/2015 - 18:32

Mais do programa