Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Refugiados querem mais celeridade na expedição de documentos

Revista Brasil entrevistou o porta-voz da Agência da ONU para

Os refugiados que vivem em São Paulo querem maior celeridade na expedição de documentos, esperam que os mesmos sejam reconhecidos pelos agentes públicos e pedem mais acesso às políticas públicas de moradia, saúde e educação, com atendimento de profissionais que compreendam suas necessidades. Isso é o que consta em um relatório elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O relatório da mesa redonda, que acaba de ser finalizado, condensa as principais demandas e recomendações dos refugiados em São Paulo, cidade que mais tem recebido solicitações de refúgio na América Latina.

 

O Revista Brasil entrevistou o porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Luiz Fernando Godinho.

 

O Brasil hoje possui cerca de 8.500 refugiados já reconhecido pelo governo federal, informa. De acordo com o relatório, na sua grande maioria são cidadãos que chegaram da Síria, vítimas dos conflitos naquele país, alguns países vizinhos e também de países africanos, como Congo, Libéria e Angola. Há também outros refugiados vindo da Colômbia, embora o número esteja mais estável nos últimos anos. É uma população diversificada, composta por homens, mulheres e crianças, diferentes núcleos familiares.

 

Luiz Fernando Godinho esclarece que os refugiados apontaram problemas e avanços na acolhida e proteção de refugiados.

 

“Eles pedem exatamente que haja um maior acesso a políticas públicas de moradia, saúde e educação e que as pessoas que fazem esse atendimento sejam melhor informados e capacitados sobre a questão do refúgio. Querem também um pouco mais aula de português e procedimentos que facilitem a revalidação de diplomas universitários”.

 

“A gente entende que há avanços, mas há desafios que permanecem e dentro desse processo de consulta com os próprios refugiados nós identificamos estes pontos relatados”, explica Godinho.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.



Tags:  Refugiados ACNUR ONU

Criado em 14/12/2015 - 14:16 e atualizado em 14/12/2015 - 12:15

Mais do programa