Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros começam 2016 usando mais o cartão de crédito

Pesquisa indica que muitos estão usando o crédito para financiar até a

O ano de 2016 começou levando o brasileiro a usar mais o cartão de crédito. Pesquisa encomendada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, em 72 cidades do país, indica que muitos estão usando o crédito para financiar até a compra de carnes.

 

Para falar sobre endividamento, o Revista Brasil conversou com o consultor financeiro e especializado em Direito Tributário, Leonardo Lopes.

 

Segundo ele, este é um dado alarmante, porque a pesquisa diz que no início do ano o brasileiro acabou parcelando compras de supermercados em até cinco vezes, inclusive com material escolar.

 

O consultor diz que o financiamento deve ser o último caminho, deve ser feita a pesquisa de preço, o consumidor deve estar atento aos preços praticados. A inflação obrigou a todos a entrar nessa receita de parcelamento, mas existem outras opções, afirma, se referindo ao material escolar.

 

A sugestão do tributarista é a compra somente do material que vai usar no primeiro trimestre. E depois ir comprando aos poucos os outros itens da lista.

 

Pagar à vista, com desconto, nem sempre vale a pena, alerta economista

 

Ele alerta que não é bom para o consumidor correr atrás do financiamento logo no início do ano, que isto só é bom para as instituições que saem ganhando com isso.

 

Leonardo Lopes diz também que o planejamento e organização são os pontos cruciais de todo endividamento e que é necessário colocar tudo na ponta da caneta.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h.



Criado em 18/01/2016 - 16:16 e atualizado em 18/01/2016 - 14:15

Mais do programa