Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Denúncias no Disque 100 aumentaram 20% em 2015

O balanço é da Secretaria de Direitos Humanos e inclui casos de

Aumentou em 20% o número de denúncias ao Disque 100 em 2015, na comparação com o ano anterior. O balanço da Secretaria de Direitos Humanos inclui casos de violência contra crianças e idosos, população LGBT e pessoas com deficiência.

 

Para repercutir os números do Dique 100, o programa Revista Brasil desta quinta-feira (28) entrevistou a ouvidora nacional da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Irina Karla Bacci.

 

Segundo ela, o Disque 100 está cumprindo seu papel. Além de registrar o aumento nos números de denúncias, que somaram 137,5 mil, o canal também aumentou o número de atendimentos à população brasileira, com um total 324 mil.

 

“A gente reforça, obviamente, o reconhecimento da população sobre a importância de buscar esse canal para solicitar intervenção da rede de proteção dos direitos humanos, que somaram 137,5 mil só relacionados ao registro de denúncias”, disse.

 

De acordo com Irina Karla, dos principais denúncias registradas em 2015 pelo Disque 100, mais de 50% foram relacionadas somente à crianças e adolescentes, totalizando mais de 80 mil. Depois delas seguem as denúncias contra a pessoa idosa, que cresceram 18%.

 

“Desde 2010, a gente tem uma média de crescimento anual de 20% das denúncias contra a pessoa idosa e, também, de 20% para a pessoa com deficiência. É um número bastante expressivo”, ressaltou.

 

A ouvidora nacional do Disque 100 lembrou aos ouvintes que o canal funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, inclusive em feriados.

 

Para ler o Balanço do Disque 100 na íntegra clique aqui.

 

“O Disque 100 não para nunca. É um serviço de utilidade pública e é gratuito. Qualquer pessoa pode ligar, de qualquer terminal telefônico, seja celular ou telefone público. A gente recebe ligações de todo o país sobre todos os tipos de violência e violação de direitos humanos. O Disque 100 garante o sigilo, pois a obrigação desse canal é proteger a vítima”.

 

Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima!

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, Nacional Rio de Janeiro e MEC AM Rio de Janeiro. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 28/01/2016 - 13:46 e atualizado em 28/01/2016 - 14:38

Mais do programa