Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

El Niño deve aumentar em 20% a incidência de raios no Brasil este ano

Os raios foram a causa das mortes de 1.789 pessoas no Brasil, de 2000

O Revista Brasil desta quinta-feira (14) entrevistou o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Jr.

 

Segundo meteorologista, o El Niño deve aumentar em 20% a incidência de raios no Brasil este ano. Os raios foram a causa das mortes de 1.789 pessoas no Brasil, de 2000 a 2014. A maior parte das vítimas estava trabalhando no campo, dentro de casa, perto de algum veículo, debaixo de árvores, jogando futebol ou na praia.

 

Ele explicou que o fenômeno El Niño é o nome dado a um aquecimento das águas no Oceano Pacífico na região Equatorial. Algumas décadas, a ciência descobriu que a temperatura das águas dos Oceanos afetam a circulação da atmosfera e com isso afetam a formação de tempestades, chuvas, raios e assim por diante.

 

Atualmente a ciência monitora a temperatura de todos os oceanos do planeta e particularmente na região do Oceano Pacífico equatorial, as águas aquecem e esfriam, isso varia de ano pra ano e este ano, nós estamos com as águas mais quentes, bem mais quente que o normal, cerca de 2,5 graus acima do normal, informou Osmar Pinto Jr.

 

“Se você pensar num oceano gigantesco, toda aquela água estar a 2,5 graus é muita energia para manter esta temperatura mais quente. Esse fenômeno altera a circulação da atmosfera em todo planeta e particularmente na América do sul”, esclarece.

 

De acordo com o coordenador, o reflexo disso pra nós, no Brasil, é o aumento das tempestades nas regiões Sul e Sudeste e no estado do Mato Grosso, além de uma leve diminuição nas regiões Norte e Nordeste. Existem estados que não sofrem grande influência como é o caso do estado de goiás e da região de Brasília, informa Osmar.

 

Durante a entrevista o pesquisador também falou sobre a previsão de raios com antecedência e deu dicas de como se proteger.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.,

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.



Brasil é o campeão mundial em incidência de raios

Criado em 14/01/2016 - 14:13 e atualizado em 14/01/2016 - 15:12

Mais do programa