Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ufam desenvolve telha sustentável a partir de fibras naturais

Segundo os pesquisadores, além da malva e da juta, da Amazônia, o

Uma telha sustentável, criada a partir de materiais como a malva e a juta, fibras naturais da Amazônia, está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O produto possui uma argamassa que inclui areia, resíduos de cerâmica e pouco cimento.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o doutor em Engenharia e subcoordenador da pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, João de Almeida Melo Filho. Ele explicou que são telhas parecidas com as telhas comerciais, só que na sua constituição têm baixa quantidade de cimento.

 

“O cimento em si tem uma baixa resistência e, para melhorar esta resistência, a gente está utilizando as fibras naturais, no caso, a juta e a malva, da região amazônica”, disse.

 

Ouça também:

 

Fique por dentro dos riscos do amianto à saúde

 

João de Almeida contou que o projeto traz muitos benefícios em relação aos termos de durabilidade das telhas, conforto, vantagens ambientais e econômicas. Segundo ele, houve avanços principalmente no que se refere à sustentabilidade e à durabilidade, uma vez que se utiliza menos cimento e um tipo de resíduo para não degradar as fibras.

 

“Essa degradação é praticamente eliminada. A gente tem resultados de mais de cinco anos, onde se verificou que a fibra continua intacta. Este material tem uma grande durabilidade”, destacou

 

Além disso, o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas ressaltou outros benefícios que a telha sustentável pode trazer à população.

 

“A gente acredita que com o desenvolvimento dessa pesquisa, além de levar renda para o pessoal nas regiões ribeirinhas, a gente vai incentivar a produção maior das fibras naturais”, concluiu.

 

Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima!

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, Nacional Rio de Janeiro e MEC AM Rio de Janeiro. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 14/01/2016 - 13:19 e atualizado em 15/01/2016 - 11:30

Mais do programa