93% das residências urbanas têm água encanada, mas apenas 53% têm esgoto

Os dados revelam que mais de 156 milhões de brasileiros tem água encanada
Água
Água Arquivo/Agência Brasil

Diagnóstico do Serviços de Água e Esgotos, do Ministério das Cidades, revela que mais de 156 milhões de brasileiros têm água encanada.  Em entrevista ao programa Revista Brasil, o secretário de Saneamento do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, avalia que têm acontecido uma evolução no sistema de saneamento no Brasil.
 
O representante explica que cerca de 92% da população tem água encanada na área urbana. “A nossa meta é chegar em 93% em 2033. Essa meta foi obtida através do Plano Nacional de Saneamento que é uma obrigação legal que o Ministério tem que é oriunda da lei 11445, que é o marco regulatório do Saneamento”, esclarece.
 
No caso do esgotamento sanitário, atualmente 53% das residências urbanas têm coleta e tratamento do esgoto, a meta é atingir 93%  até 2033.
 
O diagnóstico é um levantamento periódico realizado há 20 anos. “Esse instrumento é fundamental para que se projete se analise, se planeje, os investimentos em saneamento”, acrescenta.
 
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
 
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

Produtor
Eliana Sousa
Revista Brasil
em
18/02/2016 - 17:50
atualizado em
18/02/2016 - 17:49