Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Barragem se rompe no município de Itaberaí, em Goiás

Segundo advogado agroambiental a responsabilidade, pelo rompimento de

A estrutura de uma represa em uma área de propriedade particular na região de Itaberaí, há 90 km da capital Goiâna, rompeu-se neste sábado (20). Em entrevista ao Revista Brasil o advogado agroambiental Marcelo Feitosa, explica que é uma região de importante fronteira agro produtiva, de escoamento de grãos e de produção de carnes. Ele lembra que a região é um celeiro de alimentação do estado do Brasil.

 

“Nenhuma barragem hoje, segundo os preceitos da engenharia moderna se rompe ao acaso, todas os rompimentos, todas as falhas, tem consequência, sobretudo humano”, diz.

 

Marcelo Feitosa explica que teve informações que o processo de licenciamento ambiental desta barragem foi feito pelo órgão ambiental municipal de Itaberaí, que não tinha competência para fazer o licenciamento deste empreendimento. “Mais uma vez fica a mensagem de que um estado ineficiente pode ser muito prejudicial a população e ao meio ambiente”, defende Marcelo.

 

O advogado acha prematuro avaliar a situação antes que seja feita uma investigação, que saiam os laudos técnicos da dimensão dos danos. “Mas, a priori, há um prejuízo grave a agricultura e produção de grãos, porque rompeu a via das principais estradas de escoamento da produção que impede a locomoção e o transporte desses produtos no estado”, esclarece.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Ong lança relatório de inspeção em Mariana, após rompimento de barragem

Criado em 25/02/2016 - 16:16 e atualizado em 25/02/2016 - 17:24

Mais do programa