Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Base Nacional Comum Curricular: entenda como funciona esse documento

Secretário de Educação conta que a a base tenta estabelecer o que é

A Base Nacional Comum Curricular está prevista em lei, no Plano Nacional de Educação. O objetivo é  fixar conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender a cada etapa da educação básica, da educação infantil ao ensino médio.

 

Em entrevista ao Revista Brasil o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, informa que a Base Nacional começou a ser discutida em março do ano passado e deve chegar agora a uma segunda versão desta proposta de currículo.

 

“Na verdade a base nacional comum é um documento que diz que cada estudante em cada escola do Brasil deve aprender de essencial, aquilo que é básico, aquilo que é necessário para sua vida ao longo desses anos de educação básica. Desde a educação infantil até o final do ensino médio, quando ele já tiver por volta de 17 anos de idade”, esclarece.

 

Manuel Palácios explica que a base tenta estabelecer o que é essencial aprender nas escolas durante esses anos de escolarização obrigatório: "daí a imensa importância que esse trabalho tem para todo o país, para todas as escolas, todos os professores e certamente para todas crianças e adolescentes”,diz.

 

O secretário informa que o documento deve ficar pronto até junho desse ano. “Nós  computamos, no dia 15 de março quando ela foi concluída, mais de 12 milhões de contribuições”, diz. 

 

Ele explica que participaram da consulta pública professores, escolas, sociedade científica, associações profissionais, sociedade de matemática, de física e de química.

 

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.



Pesquisa analisa currículo oferecido pelas escolas brasileiras

Portal do Plano Nacional de Educação é lançado em Brasília

Criado em 23/03/2016 - 17:38 e atualizado em 23/03/2016 - 14:45

Mais do programa