Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cartão de crédito é o maior vilão entre as contas atrasadas, revela pesquisa

Economista do SPC Brasil diz que tem brasileiro devendo tanto que além

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou as principais dívidas e o comportamento do brasileiro como inadimplentes no período de doze meses. Seis em cada 10 consumidores (58,9%) não sabem quanto estão devendo e 36,0% não sabe também a quantidade de empresas para que devem.

 

A economista Chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kwauti, informa que tem brasileiro devendo muito e o pior do que dever, atrasar parcela, é não saber o quanto está devendo. A pesquisa mostra que seis em cada 10 entrevistados não sabem o quanto devem. “O brasileiro que não sabe, que a gente vê na pesquisa, não consegue enfrentar o problema de fato. Porque não sabe nem qual é o tamanho do problema. Sem saber de fato, o tamanho de sua dívida, você não sabe quanto precisa economizar, quais as ações que você tem que tomar em sua vida financeira pra poder organizar o problema e pagar sua divida”, esclarece Marcela.

 

A economista explica que a falta de planejamento financeiro leva o brasileiro a não enfrentar de fato a dívida em atraso. A pesquisa revela que o principal problema é o cartão de credito. Ele é o maior vilão entre as contas atrasadas (43,4%), em segundo lugar estão os empréstimos e os cartões de lojas.

 

Marcela diz que na pesquisa os inadimplentes culpam o desemprego e a redução da renda. “Se você ficou desempregado, reduziu sua renda e ficou inadimplente é porque você não tinha sua vida financeira como prioridade e não fez uma reserva financeira quando era possível. Aí não tem jeito”, diz a economista.

 

Marcela Kwauti cita alguns passos pra resolver a inadimplência e conclui dizendo: “não existe dívida impagável, o que precisar ser feito é negociar, entender de fato como este pagamento pode ser feito.”

 

Para saber mais sobre o assunto, ouça a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima



Criado em 31/03/2016 - 14:12 e atualizado em 31/03/2016 - 11:27

Mais do programa