Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma política pode ser solução para crise política? Especialistas debatem

Especialistas dizem que país vive crise institucional e de

O Brasil tem enfrentado uma grave crise política nos últimos meses. Diante do atual contexto, a reforma política poderia ser a solução para a atual crise? Para discutir todas as questões as Rádios Nacional Brasília, Rio de Janeiro, MEC AM do Rio de Janeiro, Rádio Nacional da Amazônia e Alto Solimões realizaram, nesta quinta-feira (24), uma mesa redonda.

 

O debate contou com a participação do professor, Sociólogo e Cientista Político da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Flávio Testa; o advogado, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), professor do Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados, Júlio Roberto de Souza Pinto; e o filósofo e membro do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), José Antônio Moroni.

 

Para o cientista político Antônio Testa, este momento não é propício para que se avancem as discussões dentro do Congresso sobre uma possível Reforma Política. “A preocupação que se tem no Congresso hoje é sobre o impeachment, alguns alegam que é golpe, outros dizem que não é golpe, ainda tem o desdobramento da Lava-Jato (...), tudo isso aí vai fazer com que haja uma movimentação interna de sobrevivência, não vai avançar”.

 

O advogado e professor, Júlio Roberto, explica que além de estarmos diante de uma crise institucional, estamos diante de uma crise de representatividade. “Essa ideia de representação política que prevaleceu nos últimos 200 anos parece que não convence mais. As pessoas talvez sejam mais ou menos na linha do Carl Smith que dizia que representar, na verdade, é apresentar um ausente ou apresentar ninguém. De maneira que a percepção é que as pessoas não estão se sentindo representadas diante de um parlamento cada vez mais voltada para si mesmo, diante de partidos políticos que estão interessados muito mais em valores e bens menores”, conclui.

 

Já para o filósofo José Moroni, um dos pontos importantes dentro de uma possível Reforma Política seria o fim do financiamento empresarial das campanhas dos partidos políticos e a implementação de um financiamento público das campanhas. “Um dos pilares da corrupção é o financiamento empresarial, porque ninguém ‘dá lanche de graça’ (...) Então é um investimento que as empresas fazem e criam essa promiscuidade entre a relação público e privado. (...) Mas por si só ele não resolve a questão toda, a gente tem que discutir também a influência do poder econômico nas decisões e na definição das políticas públicas”.

 

Durante a mesa os especialistas falaram ainda sobre o fortalecimento da democracia, uma possível mudança para o regime parlamentarista e da participação popular na política brasileira.

 

Para ouvir o debate na íntegra, clique no player abaixo.



Reforma política pode ser solução para crise política? Especialistas debatem

Reforma Política: o que é e quais os principais pontos de mudança

Criado em 24/03/2016 - 16:10 e atualizado em 24/03/2016 - 13:07

Mais do programa