Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setenta por cento das decisões médicas se baseiam em exames laboratoriais

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica se posiciona com relação ao

O Revista Brasil conversou com o patologista clínico e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Alex Galoro, que falou da posição da entidade em relação ao excesso de pedidos de exames e explicou que é muito importante a conversa do médico com o paciente para fazer um diagnóstico.

 

Ouça a entrevista no player acima. 

 


“O uso adequado do exame laboratorial começa com uma história clínica bem detalhada do médico com o paciente ou com exame físico que finaliza com o médico fazendo a suas hipóteses diagnósticas. E o exame vai servir para confirmar ou para excluir uma hipótese diagnóstica”, disse o presidente.

 

 

Ele explicou que sem uma boa conversa são pedidos muitos exames desnecessários. “A gente vê na prática do laboratório, no dia a dia, chegam pacientes com 30, 50, 70 exames no mesmo pedido”.

 

 

Alex esclarece que os testes laboratoriais produzem informações importantes para prognóstico, diagnóstico, prevenção e estabelecimento de riscos referentes às diversas patologias e na definição de terapias personalizadas, e são minimamente invasivos para os pacientes.

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.



Criado em 24/05/2016 - 13:30 e atualizado em 05/08/2016 - 16:19

Mais do programa